Por Diego Sombra, Assessor de Comunicação do HSJ
O Hospital São José (HSJ) alcançou a marca de 1.516 pacientes recuperados de Covid-19 durante a pandemia. Como forma de celebrar o número de altas registradas nos últimos dois anos na instituição, profissionais da unidade ergueram balões dourados, formando a frase “1.500 vidas salvas”. O momento reuniu cerca de 50 colaboradores, entre funcionários da assistência e de outras áreas.
“Todas as vidas salvas possuem um valor incalculável para nós do Hospital São José. Pra quem participa dessa instituição, é um presente ter contribuído para que mais de mil e quinhentas famílias pudessem receber de volta seus parentes e, com isso, retomar a rotina. É um prazer enorme ver todas essas pessoas restabelecendo suas vidas e olhar para trás e saber que todo nosso trabalho e empenho valeram a pena”, afirma Edson Buhamra, diretorgeral do HSJ.
Durante a celebração, os funcionários também comemoraram o aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 31 anos de existência em 2021. A ação foi organizada pela Assessoria de Comunicação do Hospital São José e pela equipe do Serviço Social da unidade. “O SUS é muito importante para a população brasileira, tendo em vista que, em cada dez brasileiros, sete utilizam o SUS de forma direta do ponto de vista assistencial, mas todos os brasileiros usam o SUS. Fica muito claro que, se nós não tivéssemos essa grande arquitetura do SUS, com seus níveis de atenção, dificilmente conseguiríamos realizar o enfrentamento à pandemia”, ressalta Elisabeth Amaral, gerente do Serviço Social do HSJ.
VIDAS SALVAS
Ao todo, 675 pacientes venceram a Covid-19 no Hospital São José em 2020. Já neste ano, quando teve início a segunda onda da pandemia, 841 pessoas foram reabilitadas na unidade. Os dados foram contabilizados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HSJ. Maria Nilma de Oliveira, de 70 anos, e Andréa de Oliveira, de 43, fazem parte destas estatísticas. Mãe e filha foram hospitalizadas juntas no HSJ em abril deste ano. Recuperadas, elas retornaram à unidade para uma consulta no Ambulatório do pós-Covid, onde Maria Nilma tem sido acompanhada para tratar sequelas da doença.
Criado em abril de 2020, o serviço realizou cerca de 800 atendimentos até agosto deste ano. “Nós temos uma gratidão enorme por todos do hospital, do médico ao zelador. No tempo em que estive aqui, pude ver de perto todo o cuidado e carinho dos profissionais comigo e com a minha mãe. Hoje, nós estamos curadas e Deus, primeiramente, e o São José são responsáveis por isso”, disse Andréa.
ENFRENTAMENTO À PANDEMIA
Referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, o Hospital São José recebeu o primeiro paciente diagnosticado com Covid-19 no dia 20 de março de 2020 – cinco dias após a confirmação dos primeiros casos da doença no Ceará. A instituição, reconhecida pela qualidade dos serviços prestados e humanização no atendimento à população, precisou se adaptar aos desafios impostos pela pandemia. Além de investir na capacitação dos colaboradores, a unidade contratou 160 novos profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e funcionários de outras áreas.
Andréa e Maria Nilma foram internadas no HSJ em abril de 2021
Funcionários do HSJ comemoraram o aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que completou 31 anos em 2021
DEPOIMENTOS DE PACIENTES QUE VENCERAM A COVID-19 NO HOSPITAL SÃO JOSÉ
Leonardo Gurgel Pinto Dias, 46, foi internado no São José em março deste ano e escreveu um livro sobre a experiência no hospital.
Agradeço demais a atenção que me foi dada por cada um dos profissionais que me atenderam, seja na hidratação, na alimentação, na arrumação da cama, nos banhos, na colocação das fraldas, na realização dos exames de sangue, troca de acesso, na aplicação dos medicamentos, na Fisioterapia”
Maria Aparecida da Fonseca, 66, recebeu alta do HSJ em abril de 2021 e pintou um quadro com a imagem do santo que dá nome à instituição.
Esse trabalho é uma forma de expressar minha gratidão pelo São José. Eu fui muito bem tratada por todos e, por isso, queria fazer esta homenagem. Eu nunca pensei de ser tão bem tratada aqui. Confesso que, por ser um hospital de doenças infecciosas, eu tinha até um pouco de medo, mas depois passei a amar. Realmente, os profissionais são empenhados em ajudar todas as pessoas”
George da Cruz Rebouç;as, 63, foi hospitalizado no HSJ em dezembro de 2020 após vir de Miami, nos Estados Unidos, para parra um tempo com a família em Fortaleza.
O atendimento aqui é 100%. O pessoal todo é ótimo, te atende muitíssimo bem. Eu tenho muito que agradecer a eles, porque são excelentes pessoas e não deixam faltar nada, são atentos com a gente. Super bacana”.
Erbênia Maria Barros Correia, 64, recebeu alta do HSJ em maio de 2021 e pôde celebrar o Dia das Mães ao lado dos filhos.
O atendimento foi muito bom desde a porta de entrada até a minha saída daqui. O pessoal é muito atencioso, profissional, cuida muito bem da gente. Não tenho nem palavras para agradecer. O Hospital São José é uma unidade de referência, e nós do Ceará estamos de parabéns por termos um hospital como esse”.
Luís Carlos de Sousa, 61, foi internado no São José em março deste ano e escreveu um livro sobre a experiência no hospital.
Aqui foi um dos melhores hospitais que eu já vi, desde o zelador ao diretor. Os médicos, as enfermeiras, os técnicos, as nutricionistas... foi a melhor equipe de hospital que eu já vi”.