Ana Karine C.B de Paula Gomes¹, Antônio Salvandi de Oliveira Filho², Ivone Maria Correia Lima³, Maryanne de Sousa Tavares4>, Raquel Azevedo Dantas5.

 

1. Fsioterapeuta e gerente da Fisioterapia do HSJ    
2. Coordenador da Fisioterapia da Unidade F

3. Coordenadora da Fisioterapia da Unidade C

4. Coordenadora da Fisioterapia da Unidade D

5. Coordenadora da Fisioterapia da Unidade UTI

 

Introdução

 

O capacete Elmo, equipamento de respiração assistida não invasivo que realiza pressão positiva contínua nas vias aéreas, tem contribuído para o tratamento de pacientes internados com quadro de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) hipoxêmica leve à moderada de Covid-19. O aparelho reduz o desconforto respiratório ocasionado pela doença (ESP/CE, 2021).

 

A terapia é indicada para pacientes com idade acima de 18 anos, diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19, necessidade de suporte de oxigênio, como cateter nasal de O2, máscara de reservatório superior a 8Lmin de O2, máscara de Venturi 50% e CNAF com FIO2 até 80%, com fluxo a partir de 40 L/min, para manter uma saturação de oxigênio em sangue arterial (SpO2) entre 92% a 96%, apresentando raio-X ou TC de tórax com opacidades parenquimatosas bilaterais das últimas 24h (ESP/CE, 2021).

 

Estudos clínicos realizados pela Escola de Saúde Pública (ESP/CE) evidenciaram a redução, em até 60%, da necessidade de pacientes serem submetidos a suporte ventilatório invasivo. A resposta à Elmoterapia associa-se à redução da dispnéia, diminuição da FiO2 para manter a Saturação alvo e gasometria arterial, mostrando melhora gradual da relação PaO2/FIO2, sem alteração do pH e da PaCO2 e sem aumento do lactato arterial (ESP/CE, 2021).

 

O capacete Elmo fundamenta-se na oferta de gás, ar comprimido e oxigênio, produzindo uma pressão positiva na interface através de uma válvula PEEP (Pressão Positiva Expiratória Final), fornecendo uma pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) (HOLANDA, 2021).

A Fisioterapia é uma profissão da área da saúde que tem como objetivos a prevenção e tratamento de dificuldades funcionais do corpo, sejam elas decorrentes de traumas, doenças adquiridas ou genéticas. 

Segundo Valle e et all, a Fisioterapia se faz relevante aos pacientes com Covid-19, pois tem como objetivos: cuidados respiratórios; protocolo de VMI protetora para minimizar o risco de  ocorrência de lesão pulmonar; Ventilação   não-invasiva   (VNI)   e  respiração   com   pressão   positiva  inspiratória (RPPI); técnicas de remoção de secreção; protocolo  de  mobilização  precoce,; exercícios e intervenções de reabilitação, entre outros. Podemos, então, incluir o manejo do capacete Elmo por fisioterapeutas como uma das atribuições desta profissão.

O presente trabalho objetiva relatar a experiência da equipe de Fisioterapia do Hospital São José com a utilização do capacete Elmo em pacientes acometidos pela Covid-19 e com a redução do número de pacientes que necessitaram de suporte ventilatório invasivo.

Método 

Trata-se de um relato de experiência descritivo, intervencionista, de abordagem quantitativa, com pacientes com Covid-19 que foram submetidos à assistência da equipe de Fisioterapia e que utilizaram o capacete Elmo no período de 26 de janeiro a 26 de maio de 2021.

 Os critérios de inclusão foram pacientes maiores de 18 anos diagnosticados com Covid-19, apresentando insuficiência respiratória classificada pelos seguintes parâmetros: aqueles que não conseguiam manter saturação entre 92 e 96% durante pelo menos quatro horas de uso de algum suporte de oxigenioterapia (catéter nasal maior que 4 litros por minuto e/ou máscara reservatório, e/ou Cateter Nasal De Alto Fluxo -  CNAF)  e com os seguintes parâmetros gasométricos: PH< 7.35; PO2 > 60mmHg; PCO2 entre 30 e 45mmHg, e relação FIO2/Pao2 >120 e >  250.

Os dados foram coletados e analisados através do programa Excel e apresentados por meio de gráficos.

Resultados e Discussão 

Durante o período em que ocorreu a intervenção, observou-se uma redução significativa do número de pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva (VMI). Dos 333 pacientes que compuseram a amostra em estudo, 206 (62%) não evoluíram com necessidade de VMI e tiveram alta hospitalar, corroborando com o preconizado pelos estudos conduzidos pela equipe ElmoCPAP da Escola de Saúde Pública do estado do Ceará (ESP/CE), que idealizou uma redução de 60% nos casos que evoluem para VMI. 

Gráfico 1: Diagrama dos pacientes que utilizaram o Elmo e a relação entre o sucesso e falha da Terapia.

Fonte: do autor

Conclusão

Tais resultados reforçam a importância da Elmoterapia na assistência aos pacientes acometidos pela Covid–19, quando bem indicada, realizada de forma precoce, por uma equipe bem treinada e comprometida, na redução das complicações relacionadas às repercussões sistêmicas causadas pela infecção do vírus SARS-Cov 2 e que o grande benefício desta terapia foi a redução em cerca de 60 % da necessidade da Ventilação Mecânica Invasiva, contribuindo para redução dos índices de mortalidade  ocasionado pela Covid-19.

Conclui-se, assim, que este estudo auxilia também no direcionamento de estratégias mais efetivas, identificando melhor o doente que está se adaptando ou não à terapia, possibilitando um seguimento correto ao tratamento, objetivando a promoção da saúde e reabilitação, podendo influenciar de modo positivo o paciente, a família, a sociedade e os profissionais de saúde. 

Importante ressaltar a necessidade de se realizar mais estudos com relação ao uso desta terapia na Covid-19, visto que a literatura ainda é muito escassa.

REFERÊNCIAS:

ELMO (ESMALTEC SA, Fortaleza, CE, Brasil. Disponível em: https://www.esmaltec.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/03/MANUAL_ELMO_03_2021.pdf. Acesso em: 01 de jun. de 2021.

ESP/CE. SOBRE O USO DO SISTEMA DE CAPACETE, ELMOCPAP, COMO SUPORTE VENTILATÓRIO NÃO-INVASIVO PARA PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA HIPOXÊMICA MODERADA A GRAVE PELA COVID-19. 2021. Disponivel em: https://sus.ce.gov.br/elmo/wp-content/uploads/sites/2/2021/02/Nota-Tecnica-ELMOcpap_V2.pdf. Acesso em 01 de jun. de 2021. 

ESP/CE.REPROCESSAMENTO DO CAPACETE DE RESPIRAÇÃO ASSISTIDA - ELMO. 2021. Disponivel em: https://coronavirus.ceara.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/12.03.21-Nota-Esterilização-ELMO.pdf. Acesso em 01 de jun. de 2021. 

 

HOLANDA, M. A. et al. Desenvolvimento de um capacete para oferta de CPAP e oxigenoterapia com alto fluxo: o ELMO 1.0. J Bras Pneumol., v.47, n. 2, 2021.

 

Valle, M C D; Marques, M A S; Santana, M C; Esmeraldo, J S A; Fortes, R C. Contribuições da Farmácia, Fisioterapia e Psicologia a pacientes com COVID-19 em Unidades de Terapia Intensiva, 2020. DOI: https://doi.org/10.51723/hrj.v1i5.81